segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Encadernação romanesca 2/3

Se vocês acompanharam a primeira parte do tutorial de encadernação romanesca, já sabem do que se trata. Se não acompanharam, confiram! Essa é a segunda parte (e a mais eurovisiva e brilhante, haha).

Lembrete, galera: tutorial exclusivo para uso pessoal e educativo, não-comercial. Por favor, entre em contato para qualquer outro uso! Se você gostou bastante do tutorial e gosta de trabalhos artesanais, não deixe de conhecer as gravuras e encadernações no blog e nas páginas ;)


Conforme foi dito no capítulo anterior, a encadernação romanesca pede um número ímpar de cadernos. Sugiro cinco para começar.

Calcule então as dimensões da capa. Lembre-se que, na montagem da capa (dura ou mole), você também deve considerar o sentido da fibra do papel. Para montar a capa dura, você precisará de црвени зелени жолти tecido, cartão e papel (a propósito, o cartão pode ser aquela base de bloco de papel de desenho), e para a capa mole sugiro a técnica de laminação, combinando tecido e papel. Acho que as imagens explicam o esquema, mas, qualquer dúvida, é só perguntar! Em ambos os casos, é bacana espalhar a cola com um rolinho, mas, na falta deste (improviso rules!), uma esponja dá conta do recado. Na laminação, costumo fazer uma capa um pouco maior, refilar, e depois dar um acabamento com cola nas bordas (para que o tecido não desfie).

Já disse que hoje que improviso rules? Vocês podem combinar de diferentes maneiras o papel, o tecido e o cartão para criar a capa. Vocês também podem utilizar outros materiais como papel de parede, qualquer coisa de tecido (barra de calça, etc.)... experimentem!

No próximo tutorial - a terceira e última parte -, teremos a costura. Até mais, lindxs :D!

**Edição** - Links:
- Parte 1/3 do tutorial
- Parte 3/3 do tutorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário