terça-feira, 11 de abril de 2017

Herrerassaurus - grafite e colorização

Lembram do Herrerasaurus da semana passada, o modesto contorno? Então, ele mudou um pouquinho desde então :3


[detalhe da colorização EM ANDAMENTO - mas o trabalho já está pronto, figura mais abaixo]

Como que isso foi acontecer?

Bem, o contorno da semana passada (a partir do modelo do Scott Hartman) na verdade foi preparação para um desenho em grafite.

[lápis azul non-photo e grafite sobre papel - A4 - 2017]

Usei apenas três lápis: o azul non-photo para delinear, e os grafites 4B e F para o preenchimento. Se vocês tem alguma curiosidade, devo ter levado umas três horas para completar o desenho, sem contar intervalos mais que necessários para descansar os olhos, a mão, e conseguir avaliar bem o andamento. Além disso, sempre tem um tempo de pesquisa de referências, em especial sobre aves (que são consideradas, efetivamente, dinossauros vivos) e crocodilos (que seriam parentes próximos dessa turma toda).

Depois fiz algum tratamento no Gimp e a colorização no AzPainter, e o resultado final está abaixo ^^.

[sério, gente, não deixem de clicar pra visualizar melhor!]

Não contei exatamente o tempo, mas levei a segunda-feira quase toda nisso. Para o padrão de listras e manchas, pesquisei um pouco sobre crocodilos (em especial filhotes) e lagartos de florestas (o Herrerasaurus teria vivido em um ambiente de vegetação densa). Resolvi fazer uma mancha azul no papo por intuição - em geral restaurações desta espécie, considerada frequentemente basal, são modestas em termos de cores. O esquema geral que escolhi é discreto, mas não seria impossível uma ou outra mancha brilhante. Afinal, essa linhagem deu nas aves! Vai saber já há quanto tempo cores brilhantes brilhavam por aí nos bichos. Depois descobri que, de fato, alguns lagartos têm manchas azuis iridescentes... então isso não seria impossível.

Resumindo, deu bastante trabalho, certamente ainda tenho muito a estudar e melhorar, mas estou bastante satisfeita com o resultado. Fazia algum tempo que não me dedicava, do começo ao fim, a um desenho tão detalhado! Mais uma pequena vitória :)

Obrigada a todos que estão acompanhando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário